23 de janeiro de 2014

Melhor do mundo no futsal, Neto convive com falta de reconhecimento

Neto futsal Brasil x Venezuela Circuito Sul-Americano (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)Neto afirma que relação com Falcão é tranquila e profissional 
(Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)

Apesar de carregar o prêmio de melhor jogador do mundo, dado pela Fifa, e ter contribuído para o título do Mundial de futsal do Brasil, em 2012, ao marcar o gol decisivo na final contra a Espanha, o fixo Neto ainda não conquistou a todos no mundo das quadras. Mesmo com as vitórias, muitos ainda consideram Falcão como o melhor jogador da atualidade.


Em entrevista ao GloboEsporte.com por telefone, o fixo contratado pelo Corinthians no fim de 2013 e que visita a terra natal, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, falou sobre a falta de reconhecimento, a relação com Falcão e o fato de pessoas ligadas ao esporte ainda considerarem o camisa 12 da seleção como o melhor jogador do mundo.
Neto fica em solo mineiro até a próxima quarta-feira, quando retorna para a Rússia para cumprir os cinco meses de contrato restantes com a sua equipe, o Gazprom-Ugra.

MELHOR DO MUNDO

Neto futsal brasil (Foto: João Gabriel / GLOBOESPORTE.COM)
Fixo ainda carrega o título de melhor do Mundo
(Foto: João Gabriel / GLOBOESPORTE.COM)

Em 2012, o jogador foi eleito o melhor jogador de futsal pela Fifa e ainda carrega o título. Mas, na cabeça de muitos brasileiros, o ídolo Falcão perdura como o grande nome do esporte no mundo.

- A própria mídia acaba fazendo isso. Mas não me incomoda de maneira alguma, até porque ele foi agraciado com esse mesmo título que eu ganhei. Se as pessoas preferem assim, talvez pela mídia estar toda voltada para ele, por tudo que conquistou e por tudo que fez, não me incomoda – afirmou o jogador de 32 anos.

Apesar da opinião popular não incomodar Neto, quando se trata de pessoas ligadas ao esporte, a situação muda.

- A única coisa que me incomoda são as pessoas que estão ligadas ao esporte. Elas sabem disso, mas continuam falando isso. As pessoas que não acompanham e não sabem como funciona, não tem problema. Mas as que trabalham na área não sei por que ainda continuam. Mas é a opção deles, eu respeito e não critico – disse Neto.


RELAÇÃO COM FALCÃO

Mesmo com as preferências distintas envolvendo os dois atletas, Neto afirmou admirar e ter uma boa relação com Falcão.

- Minha relação com ele é tranquila. Somos profissionais, trabalhamos na mesma área. Divido com ele há 12 anos a seleção. Sou um grande amigo dele, mas a minha relação é de muito respeito, pelo profissional que é e por tudo que conquistou. Acredito que ele também sente o mesmo em relação a mim – explicou.

Neto futsal (Foto: Getty Images/Fifa)

Neto foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, em 2012,
após o Mundial (Foto: Getty Images/Fifa)

Segundo o jogador, a falta de reconhecimento pode ser fruto da opção de Neto por jogar na Europa.

- Por eu ter conquistado o título e acabar saindo do Brasil, voltando para Europa, talvez isso tenha prejudicado. Acredito que tenha atrapalhado muito. Quem sabe com essa volta eu possa resgatar isso. Eu não posso dizer. Mas espero que voltando, eu possa recuperar isso que foi perdido – destacou.
Apesar disso, a situação não é a mesma em Uberlândia. Na cidade natal do melhor do mundo, Neto afirmou ter todo o reconhecimento possível por parte dos uberlandenses.

- Aqui em Uberlândia eu tenho um reconhecimento que, talvez, eu não tenha em outros lugares. Aqui, a grande maioria das pessoas me conhece, muitas pessoas me param na rua. Esse reconhecimento na minha cidade eu sei que eu tenho. Em todo lugar que eu vou, sempre tem alguém conversando. Isso é muito legal, porque foi aqui que eu nasci e onde pretendo viver minha vida – concluiu.

Neto chega a Uberlândia e recebe o carinho dos amigos e familiares no aeroporto (Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)

Em Uberlândia, Neto recebe carinho de amigos, familiares e fãs do craque da cidade
(Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)

Fonte: Globo.com

Um comentário: