10 de julho de 2014

CBFS cria Portal da Transparência; é o futsal mudando para melhor


Departamento Técnico era responsável por todo o processo na CBFS
A nova administração da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) deu início à descentralização do processo de inscrição e transferência de atletas por parte das Federações junto à entidade, configurando no primeiro passo para o Portal da Transparência.

A medida reduz a burocracia na captura e cadastramento das informações com uso de tecnologias modernas, além de melhorar as práticas de gestão da entidade.

Como funciona

As Federações alimentarão diretamente, na base de dados centralizada na sede da CBFS, todas as informações relativas às transações de inscrição, revalidação e transferência local de atletas. Com isso, os custos administrativos são reduzidos, assim como a facilitação na captura e cadastramento das informações oriundas das filiadas.

As medidas, conforme aponta o presidente da CBFS, Renan Tavares, visam também preservar a autonomia administrativa das federações, aumentando a praticidade e dando mais velocidade no processo de conclusão de inscrição e transferência de atletas tanto no âmbito local quanto nacional.

"Estamos desburocratizando e acima de tudo respeitando a autonomia administrativa das federações. A partir de agora, as filiadas farão as inscrições iniciais precisando apenas comunicar ao departamento da CBFS que o processo foi realizado. Desta forma, quando o atleta for disputar competição promovida pela CBFS, ou seja, certames nacionais, o clube apresenta a documentação dos atletas que disputarão os certames. Estávamos fazendo duplicidade de trabalho e essa nova medida irá facilitar muito o dia a dia das federações, propiciando inclusive o aumento de inscrições iniciais e a agilidade no tocante as transferências”, pontuou o presidente.

Caminho certo

A Vice-presidente de Administração da CBFS, Louise Bedê destaca esse primeiro passo para implantação do portal da transparência do futsal no início da nova gestão. As ações fazem parte do plano de Governança Corporativa que está sendo implantado.

"Estamos trabalhando em fases moduladas para avançar no plano de transparência da CBFS. Esta é a primeira etapa que engloba cadastramento e movimentação de atleta. A Federação, através do nosso sistema de intranet, terá acesso direto a uma base de dados única, irá registrar seu atleta, transferir e revalidar com a CBFS guardando essa informação. Eles também terão relatórios diretos dos atletas e consultas específicas de suas federações", explica.

Acesso facilitado

A praticidade envolve também os meios de acesso. Para os processos, qualquer plataforma com conexão à internet - seja computador, smartphone ou tablet - servirá como porta de entrada para consultas formuladas e informações necessárias para apoiar a realização das atividades diárias das federações.

Fonte: CBFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário