© Getty Images
Definidos os oito remanescentes da Tailândia 2012, as quartas de final acenam com duelos dignos da grande final do torneio. Enquanto os eternos rivais Brasil e Argentina fazem um confronto entre o atual campeão mundial e a surpreendente vencedora das eliminatórias sul-americanas, Rússia e Espanha se reencontram nove meses depois da dramática final do Campeonato Europeu. Promessa de fortes emoções também em outro clássico do Velho Continente, entre Itália e Portugal, bem como na partida que colocará frente a frente Ucrânia e Colômbia, duas seleções que correm por fora na disputa pelo título.
O jogo do dia
Espanha x Rússia, Bangcoc, Estádio Nimibutr, 14 de novembro, 21h (hora local)
Foi preciso esperar a prorrogação para saber qual desses dois gigantes do futsal ficaria com a coroa europeia na final do Campeonato Europeu disputada em fevereiro. Em uma partida acirrada e emocionante, os espanhóis acabaram conquistando a glória continental, o que, para o técnico russo Sergey Skorovich, é suficiente para dar à Fúria todo o favoritismo neste reencontro.
Do outro lado, no entanto, o treinador Venancio López sabe muito bem que o reconhecimento adversário é apenas uma hábil tentativa de transferir para a sua seleção a responsabilidade pela vitória, já que os vice-campeões europeus têm todas as condições de buscar a revanche. Afinal, a equipe de Skorovich conta com o artilheiro da Tailândia 2012, o brasileiro naturalizado russo Éder Lima, e vem fazendo uma campanha irretocável até o momento, com 30 gols marcados e nenhum sofrido.
E o que mais?
Uma das mais antigas e acirradas rivalidades ganhará um novo capítulo no Ginásio Huamark, palco do duelo entre Brasil e Argentina. Os atuais campeões mundiais são favoritos contra a Albiceleste de Fernando Larrañaga, que estará desfalcada de jogadores lesionados, mas poderá contar com Cristian Burruto, de volta após suspensão.
Outro clássico continental promete agitar as quartas de final desta Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Portugal e Itália abrem as disputas no Estádio Nimibutr e, com Cardinal, Saad Assis e Ricardinho em grande fase, a expectativa é de muitos gols.
A Colômbia, por sua vez, chegou até aqui graças a uma impressionante solidez defensiva, mas agora precisará de mais uma atuação de gala do goleiro Juan Lozano para surpreender a forte equipe da Ucrânia.
Fique de olho
Todas as atenções estarão voltadas para Falcão, que se recuperou de lesão e voltou às quadras balançando as redes nas oitavas de final após quase ter visto a sua participação no torneio abreviada. Com o gol anotado contra o Panamá, o craque brasileiro se tornou o quarto jogador a deixar a sua marca em quatro edições diferentes da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Nas quartas de final, o ala terá a oportunidade de enfrentar uma velha e conhecida adversária e certamente estará motivado para ampliar a sua conta pessoal de 35 gols na competição.
O número
2 — Os continentes representados nas quartas de final da Tailândia 2012. Das seleções remanescentes, cinco são da Europa e três da América do Sul. Apenas uma vez na história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, na Espanha 1996, as oito melhores equipes do mundo haviam estado concentradas em apenas dois continentes.
O que eles disseram
"É muito provável que o nosso esquema contra a Ucrânia seja parecido com o que usamos diante do Irã. Posso falar por experiência própria que, toda vez que saímos para o ataque em competições como esta, acabamos eliminados. Alguns nos elogiarão, outros criticarão a nossa postura defensiva, mas a nossa filosofia está clara, e a nossa consciência, limpa. O sonho ainda não acabou."
Arney Fonnegra, técnico da Colômbia
Programação (horário local)
Nenhum comentário:
Postar um comentário