17 de março de 2013

Título mundial de futsal completa 16 anos (Internacional de Porto Alegre 4-2 Barcelona)

Relembre o inédito título conquistado pelo Inter em 1997


Gigantinho ficou lotado para ver o futsal colorado conquistar o mundo


Um Gigantinho lotado. Mais de 8 mil torcedores na manhã de 16 de março de 1997 apoiando o colorado em sua primeira final do Mundial de Futsal, e logo contra o poderoso Barcelona. No time do Inter, Manoel Tobias, eleito o melhor do mundo na temporada. Os torcedores colorados gritavam, cantavam e apoiavam o time que tentava pela primeira vez ser Campeão do Mundo.
A equipe do Inter mesclava jovens talentos com jogadores experientes. Manoel Tobias estava no auge de sua carreira, ao lado de Ortiz, Serginho, Vandré e outros jogadores com o mesmo objetivo de chegar ao topo do esporte. O técnico PC de Oliveira era o treinador do time colorado na época. Ex-jogador de futsal, PC levou o Inter à maior conquista do Clube no futsal.

A campanha
Na primeira fase, após algumas vitórias com placares elásticos, o Inter acabou derrotado pelo Bunga Melati, da Holanda, e ficou em segundo lugar da chave, o que levou a um fato inusitado. O Barcelona, temendo enfrentar o Colorado logo na semifinal, facilitou uma derrota para o Di Buffalo para encarar os gaúchos só na decisão, o que gerou polêmica na época.
Autor de dois gols na final contra o Barcelona, Manoel Tobias contou detalhes da final dramática. “O time que o Inter montou em 1997 era quase imbatível, e mostramos isso dentro de quadra contra o Barcelona. Começamos a entrosar o time em 1996, quando conquistamos a 1ª edição da Liga Futsal”, afirmou.
“Foi um momento marcante na minha carreira. Tive a oportunidade de marcar dois gols na final e ajudar o time na conquista do Mundial de Futsal. O Internacional foi o Clube mais marcante na minha carreira”, completou Manoel Tobias.

Ortiz, ala-pivô do Inter na época, também carrega boas lembranças do time que levantou aquele caneco: “Aquela equipe tinha uma espinha dorsal muito bem definida, mesclando jogadores experientes e consagrados com jovens de qualidade. Essa união resultou em um time muito coeso e equilibrado”, definiu.


Equipe que conquistou o inédito título para o Internacional

A final

O Inter saiu na frente com um gol do melhor do mundo. Bella recebeu a bola dentro da área e foi derrubado pelo goleiro do Barcelona. Manoel Tobias, de pênalti, abriu o marcador no Gigantinho.
O Barcelona conseguiu virar o jogo com os brasileiros Alécio e Alexandre. Aí a torcida falou mais alto, empurrou o Inter para uma reação no segundo tempo de partida. Em uma bela triangulação, Manoel Tobias igualou o marcador e levou a decisão para a prorrogação.

Os colorados presentes mereciam o título, e os jogadores entenderam e fizeram a alegria de todos torcedores que lotaram o Gigantinho. Vandré, em um tiro livre direto, colocou o Inter novamente à frente no placar. Com o título encaminhado, Carlinhos driblou o goleiro espanhol e decretou a vitória e a conquista do mundo. O Inter conquistava o Campeonato Mundial de Futsal.

Confira o time Campeão do Mundo: Serginho, Bella, Sérgio Barbosa, Ortiz, Vandré, Luís Cláudio, Vaguinho, Carlinhos, Júlio César, Manoel Tobias, Adriano Salomão e Leandro. Técnico: PC de Oliveira.



Fonte: Site Internacional de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário